Nota de apoio da CUT-ES aos companheiros do Sindirodoviários
Rodoviários foram agredidos covardemente e alvejados por tiros pela GCM da Serra no dia 24 de outubro
Publicado: 25 Outubro, 2024 - 09h33
Escrito por: COMUNICAÇÃO CUT-ES | Editado por: COMUNICAÇÃO CUT-ES
NOTA OFICIAL DA CUT ES
A Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES) vem a público manifestar seu total repúdio à violenta ação da Guarda Municipal da Serra contra o movimento dos rodoviários. Em um ato de repressão absolutamente inaceitável, os agentes fizeram uso de arma letal, atingindo um ônibus coletivo e ferindo um passageiro. Essa ação brutal é um exemplo claro de despreparo e desrespeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
A CUT-ES apoia integralmente o Sindicato dos Rodoviários e seus dirigentes, que atuam na defesa intransigente dos direitos da categoria, e não pode tolerar a agressão a manifestantes e a violação de direitos básicos. Entre os casos de violência cometidos, destacamos a covarde agressão a uma mulher que filmava a ação, demonstrando o caráter autoritário e opressor da abordagem.
Reafirmamos nossa posição em defesa da liberdade de manifestação e dos direitos fundamentais de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Exigimos a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos agentes envolvidos nesse episódio lamentável, que coloca em risco a vida e a dignidade da população.
A luta pelos direitos trabalhistas deve ser respeitada, e nenhum ato de violência por parte do Estado será aceito sem a devida responsabilização.
Clemilde Cortes
Presidenta da CUT-ES