MENU

Nota de APOIO à companheira Amanda Corcino

Publicado: 04 Fevereiro, 2026 - 16h27 | Última modificação: 04 Fevereiro, 2026 - 16h41

Escrito por: CUT ES

notice

A Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT ES) vem a público expressar seu total apoio e solidariedade à companheira Amanda Corcino, dirigente sindical cutista e representante da categoria dos Correios.

O relato publicado pela companheira, sobre o tratamento grosseiro e desrespeitoso que recebeu do deputado Lindbergh Farias, durante um evento voltado justamente ao enfrentamento da violência contra a mulher, é inaceitável e revoltante. Em um espaço que deveria simbolizar o compromisso com o respeito e a dignidade, a companheira foi vítima de uma forma de violência política e verbal, ao ser ignorada e menosprezada ao buscar, legitimamente, diálogo para os graves problemas que assolam os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios.

A CUT ES repudia veementemente tal atitude. Não é apenas uma ofensa pessoal, mas um ataque ao direito soberano da classe trabalhadora de ser ouvida e representada. A busca por agenda com ministérios é uma ferramenta legítima de luta, e desqualificá-la com uma fala arrogante demonstra profundo desconhecimento e desdém pela função parlamentar e pelo movimento sindical.

Reforçamos, com toda ênfase, a importância fundamental de mulheres combativas, destemidas e persistentes como a companheira Amanda Corcino para a luta sindical. São mulheres como ela, que enfrentam diariamente duplas e triplas jornadas de batalha, no trabalho, no sindicato e contra o machismo estrutural, que mantêm viva a chama da resistência e da esperança. Sua coragem em relatar publicamente o ocorrido é um ato de denúncia política necessário e um exemplo para todas nós.

A luta das trabalhadoras e trabalhadores dos Correios é justa e urgente. A tentativa de silenciar sua porta-voz não será tolerada. Exigimos respeito e abertura imediata de diálogo por parte do governo com a categoria, representada por seus dirigentes legítimos.

Nossa solidariedade é integral. Seguiremos ao lado da companheira Amanda e de todas as mulheres sindicalistas que, com sua força e combatividade, são o alicerce e a vanguarda na construção de um sindicalismo cada vez mais forte, classista e feminista.

À luta, companheira Amanda! Sua voz é a nossa voz!
Pela valorização das mulheres na luta sindical!
Pelo diálogo e respeito aos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios!