MENU

DIA DA ENFERMAGEM É COMEMORADO EM MEIO A LUTA POR VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Trabalhadores(as) da Enfermagem lutam por aprovação do PL 2564/20, que estabelece piso salarial nacional para jornada de 30 horas semanais

Publicado: 12 Maio, 2021 - 15h35 | Última modificação: 12 Maio, 2021 - 17h48

Escrito por: Edilson Lenk

arquivo CUT/ES
notice
Manifestações de mobilização acontecem em vários espaços, seguindo os protocolos de segurança

No dia 12 de maio comemora-se o Dia da Enfermeira e do Enfermeiro. Essa data se dá um momento de intensa mobilização nacional em torno da luta pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, de autoria do senador capixaba Fabiano Contarato (Rede). O PL prevê a valorização salarial, com piso salarial nacional para enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, para uma jornada semanal de 30 horas.

Os salários pagos hoje a essas(as) profissionais, em sua imensa maioria mulheres, chega a ser vergonhoso, em certos casos.

Por isso os sindicatos e federações se articulam em todo o país, buscando a adesão de amplos segmentos do mundo do trabalho e da sociedade, para que o projeto seja aprovado. O momento é favorável, já que há um grande reconhecimento por parte da sociedade sobre o valor da enfermagem, principalmente em um momento em que são esses profissionais que podem chegar perto de doentes acometidos pela Covid19 e são a única ligação entre esses e seus familiares.

A CUT Espírito Santo parabeniza a cada enfermeira e enfermeiro no seu dia, lembrando da importância do trabalho que é cuidar, proteger e dedicar-se a quem você não conhece. E se reafirma como parceira na luta por valorização profissional, por condições dignas de trabalho, por direito ao descanso e convívio familiar, apoiando a aprovação do PL 2564/20.