CUT ES define estratégias de comunicação para 2026 em reunião do Coletivo
Publicado: 25 Novembro, 2025 - 17h02 | Última modificação: 25 Novembro, 2025 - 17h36
Escrito por: CUT-ES | Editado por: Comunicação
O Coletivo de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT ES) realizou, nesta terça-feira, uma reunião fundamental para a construção coletiva das estratégias e dos trabalhos a serem desenvolvidos no ano de 2026. O grupo, formado pela Diretoria de Comunicação da CUT ES, pela presidenta Clemilde Cortes e pelos diretores de comunicação dos sindicatos filiados e suas assessorias, debateu os rumos da comunicação do movimento sindical capixaba.
O principal objetivo do encontro foi traçar planos para melhorar a integração e o fluxo de informações entre a CUT ES e os sindicatos, e vice-versa. A meta é fortalecer a unidade de ação e garantir que as campanhas e pautas cheguem com mais eficácia à base trabalhadora.
Ferramentas e pautas estratégicas definidas
Durante a reunião, foram estabelecidas ferramentas que visam facilitar o acesso e a divulgação das campanhas previstas para 2026. Será criado um canal unificado para disponibilizar artes, informes, materiais de campanha e demais conteúdos, assegurando que todos os sindicatos possam replicar as mensagens de forma ágil e alinhada.
Além da estrutura, o Coletivo definiu as pautas centrais que nortearão a atuação da CUT ES no próximo ano. Entre os temas prioritários estão:
- A defesa intransigente dos Correios e a luta contra sua privatização;
- O fim da exaustiva escala 6x1;
- O protagonismo da Central nas discussões políticas nacionais.
2026: Ano de protagonismo e luta política
A escolha dessas bandeiras de luta leva em conta o cenário estratégico de 2026, que terá as eleições majoritárias para governador, presidente da República, além de deputados estaduais, federais e senadores. A CUT ES reafirma seu papel de protagonista no debate político, defendendo os interesses da classe trabalhadora em um ano decisivo para o futuro do país e do estado.
Construção Coletiva como Princípio
Foi ratificada a importância de que todas as discussões e decisões, a partir de agora, sejam validadas de maneira coletiva. Através de reuniões periódicas e grupos de trabalho específicos, tanto para informes quanto para comunicação direta entre a diretoria e os sindicatos, a construção será colaborativa.
“Apenas coletivamente vamos construir e fortalecer os canais de comunicação da CUT com os sindicatos. É por meio desse esforço unificado que vamos identificar e alcançar nosso público, tanto internamente quanto na sociedade, neste ano tão estratégico que se aproxima”, destacou na reunião a presidenta da CUT ES, Clemilde Cortes.
A reunião reforçou o compromisso da CUT ES com uma comunicação forte, unificada e a serviço da luta da classe trabalhadora, preparando o terreno para um 2026 de intensa mobilização e resistência.