Escrito por: CUT/ES
O ato aconteceu em frente ao Hospital Dório Silva como um gesto de solidariedade após ter sido alvo de invasão de deputados estaduais.
A Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo realizou, na tarde desta quinta-feira (25), um Ato em Defesa da Democracia, do SUS e agradecimento aos profissionais da saúde. O ato aconteceu em frente ao Hospital Dório Silva, na Serra, e foi realizado de forma conjunta com os Sindicatos CUTistas: Sindisaúde, Sindienfermeiros, Sindilimpe, Sindifer, Sindimetal, Sinttel e Sintect.
O ato foi realizado com todo o cuidado e proteção e da forma mais silenciosa possível para não incomodar nenhum paciente. O Hospital Dório Silva foi escolhido como um gesto de solidariedade após ter sido alvo de invasão de deputados estaduais, motivados por declarações do presidente Jair Bolsonaro, colocando em risco pacientes e profissionais de saúde sob o pretexto de verificar a ocupação de leitos da Covid-19.
A presidente da CUT/ES, Clemilde Cortes, ressaltou que a inciativa foi para agradecer. “Em nome da CUT e dos sindicatos filiados, estamos aqui para agradecer a todos os trabalhadores de saúde. Enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, mas também porteiro, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e muitos outros. Todos, sem exceção, são de extrema importância nessa luta”.
A CUT e os Sindicatos CUTistas também destacaram a importância de valorizar e defender o Sistema Único de Saúde, que tem sido a principal frente de ação no Brasil contra a Covid-19.
Após a fala em agradecimento aos profissionais da saúde, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e suas famílias. O grupo também soltou balões brancos.